AWS Glue banner

O Que Você Precisa Saber do AWS Glue Antes do seu Exame AWS?

O processamento e integração de dados são fundamentais para empresas que lidam com grandes volumes de informações.

O AWS Glue é uma solução de ETL (Extração, Transformação e Carga) que automatiza o processo de preparação de dados para análise.

Mas como o AWS Glue funciona e como ele pode ser usado no seu ambiente de nuvem?

Neste artigo, exploraremos as principais funcionalidades do AWS Glue e como ele pode aparecer no exame AWS Solutions Architect Associate.

O Que é o AWS Glue?

O AWS Glue é um serviço ETL serverless da Amazon Web Services, que facilita a extração, transformação e carregamento de dados em grande escala.

Ele automatiza tarefas de integração de dados, eliminando a necessidade de configurar e gerenciar infraestrutura.

O Glue também fornece um Catálogo de Dados, que armazena e organiza metadados, permitindo fácil descoberta e consulta dos dados.

Além disso, ele é ideal para pipelines de dados em um data lake, integrando várias fontes de dados e disponibilizando-os para análise em serviços como Amazon Athena, Amazon Redshift e Amazon S3.

E sua principal vantagem do Glue é a automação de tarefas repetitivas de ETL, otimizando processos que, de outra forma, exigiriam muita codificação e configuração manual.

Como Funciona o AWS Glue?

O AWS Glue funciona automatizando as tarefas de ETL através de sua interface de fácil uso. Ele detecta automaticamente esquemas de dados e gera o código necessário para a transformação dos dados, o que economiza tempo para desenvolvedores.

Sua principal função é a integração entre diferentes fontes de dados, processando-os e carregando-os em destinos como bancos de dados e data lakes.

A funcionalidade de Crawler do Glue identifica automaticamente os formatos e estruturas dos dados, registrando tudo no Catálogo de Dados, o que facilita futuras consultas e análises.

AWS Glue Orquestrando ETL
Diagrama do AWS Glue obtendo esquemas através do crawler e construindo o banco de dados e a tabela de esquemas para que o usuário autenticado conseguir consultar com o Amazon Athena

O AWS Glue também oferece flexibilidade, permitindo que os desenvolvedores personalizem o código gerado automaticamente em linguagens como Python e Scala para atender a casos de uso mais específicos.

Principais Benefícios do AWS Glue

Benefício

Descrição
ETL Serverless Executa processos de ETL sem necessidade de gerenciamento de infraestrutura.
Catálogo de Dados Centralizado Armazena metadados e facilita a descoberta automática dos dados para consultas eficientes.
Geração Automática de Código

Cria automaticamente scripts de ETL em Python e Scala, otimizando o tempo de desenvolvimento.

Flexibilidade e Personalização

Permite ajustes no código gerado, oferecendo maior controle sobre as transformações de dados.

Integração com Outros Serviços AWS

Trabalha perfeitamente com serviços como Amazon S3, Amazon Redshift, e Amazon Athena.

Tipo de oferta

1 milhão de consultas gratuito para sempre, porém ao utilizar outras funcionalidades, como o crawler para gerar tabelas, haverá tarifas de uso.

Vantagens do AWS Glue no Processamento de Dados

Uma das maiores vantagens do AWS Glue é sua habilidade de automatizar tarefas ETL.

A descoberta automática de esquemas de dados, utilizando a funcionalidade crawler, simplifica a integração de novas fontes e reduz o esforço manual necessário para lidar com diferentes tipos de dados

Além disso, sua integração com serviços da AWS como S3 e Redshift facilita o fluxo de dados entre sistemas, permitindo que as organizações implementem pipelines de dados mais robustos.

O Que Pode Aparecer no Seu Exame de Certificação a Respeito do AWS Glue?

No exame AWS Solutions Architect Associate, o AWS Glue pode ser apresentado em diferentes cenários. Aqui estão três possíveis abordagens que podem aparecer:

  1. Processos de ETL e Serverless: Perguntas podem abordar a característica serverless do serviço e em como ele pode facilitar o processamento de grandes volumes de dados em pipelines automatizados.
    • Lembre-se que ele provê uma solução ETL (Extração, Transformação e Carga) sem servidor.
  2. Rastreamento e Integração em Serviços AWS: O exame poderá incluir questões sobre quais serviços AWS são fontes de dados para rastreamento.
    • Lembre-se de procurar nas alternativas os serviços: Amazon S3, Amazon DynamoDB, Amazon Redshift, Amazon RDS e Amazon Aurora. Para uma lista completa, leia aqui.
    • Sobre a integração, o AWS Glue conecta-se a mais de 70 fontes de dados, porém o exame poderá indicar a sugestão de uma arquitetura com o Amazon Athena para conexão e análise.
  3. Catálogo de Dados e uso do Crawler: Questões podem abordar sobre o Catálogo de Dados do Glue e qual funcionalidade podemos utilizar para facilitar a construção de tabelas e coleta de esquemas.
    • Lembre-se que o crawler do AWS Glue consegue rastrear vários armazenamentos de dados em uma única execução.

Você Quer Passar no Exame de Certificação AWS de Primeira?

  • Está perdido por onde começar a estudar AWS?
  • Está cansado de ver conteúdos apenas em inglês?
  • Não quer mais assistir vídeos no Youtube desatualizados?
  • Quer ter suporte técnico que te escuta e responde suas dúvidas?
  • Está procurando um curso que te orienta para a certificação AWS?
  • Quer mudar de área, quer ser promovido e deseja melhorar o seu currículo?

Comece hoje mesmo sua jornada na AWS com nosso curso preparatório, totalmente em português e que vai te ajudar a passar no exame de primeira!

O curso é dividido em aulas teóricas e práticas, utilizando laboratórios reais do mercado. Além disso, oferecemos quizzes para revisão de conhecimento e um simulado com 65 perguntas!

Não perca tempo, eleve suas habilidades para o próximo nível na nuvem AWS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima