Índice
Se você possui a certificação AWS Cloud Practitioner (CLF-C02) e está próximo do vencimento, talvez você esteja se perguntando:
“– Será que existe alguma forma de renovar a minha certificação sem precisar refazer a prova?” E a resposta é SIM!
Até julho de 2025, a AWS está permitindo que todos os candidatos que possuem uma certificação AWS Cloud Practitioner válida, realizem a recertificação sem a necessidade de um novo exame, através de um jogo interativo chamado AWS Cloud Quest.
Neste artigo, vou compartilhar como renovei minha certificação AWS Cloud Practitioner sem precisar pagar pelo exame e explicar tudo sobre o AWS Cloud Quest, como suas características, os diferentes tipos de assinatura na modalidade gratuita e paga, os benefícios, além da minha experiência ao utilizar essa plataforma de gamificação da AWS.
O que é o AWS Cloud Quest?
O AWS Cloud Quest é um jogo de aprendizado interativo criado pela AWS para ensinar conceitos de computação em nuvem através da gamificação.
Desenvolvido como um modelo de role-playing game (RPG) 3D, você criará o seu personagem (avatar) – com direito a customização do corpo, rosto e roupa – em um ambiente que simulará desafios de arquitetura existentes no mundo real, resolvendo desafios e construir soluções de arquitetura AWS, em um ambiente virtual controlado e seguro.

Por padrão, seu avatar estará associado à trilha – que a AWS chama de função – AWS Cloud Practitioner. Você deverá conduzi-lo na ilha da nuvem para interagir com os cidadãos e resolver tarefas, que incluem:
✔ Criar uma arquitetura de aplicativos web altamente disponível, com o Amazon S3.
✔ Elaborar uma estimativa de custos, com a Calculadora AWS.
✔ Compartilhar dados de arquivos entre filiais, sem provisionar e nem gerenciar o armazenamento, com o Amazon EFS.
✔ Melhorar as operações, desempenho e disponibilidade do banco de dados relacional, com o Amazon RDS.
✔ E mais de 10 atividades, do básico ao avançado, com instruções detalhadas para realizar em uma conta AWS gerenciada e provisionada.
Quais são as trilhas disponíveis no AWS Cloud Quest e as áreas de foco?
O AWS Cloud Quest é dividido em diferentes trilhas, cada uma focada em um perfil profissional específico.
Abaixo está uma tabela com as principais opções disponíveis:
Trilha | Área de Foco | Nível | Acesso |
---|---|---|---|
Cloud Practitioner | Fundamentos da AWS e conceitos básicos | Iniciante | Gratuito |
Solutions Architect | Design de arquiteturas escaláveis e seguras | Intermediário | Pago |
Serverless Developer | Desenvolvimento de aplicações sem servidor | Intermediário | Pago |
Networking | Escalonamento de conectividade e análise de tráfego de rede | Intermediário | Pago |
Solução Generativa IA | Implementação de soluções com inteligência artificial generativa | Avançado | Pago |
Data Analytics | Arquitetura moderna de dados e serviços de análise | Avançado | Pago |
Machine Learning | Inteligência artificial e aprendizado de máquina na AWS | Avançado | Pago |
Segurança | Melhores práticas de segurança na nuvem | Avançado | Pago |
Para aqueles que desejam renovar a certificação AWS Cloud Practitioner, a AWS lançou uma trilha específica chamada Recertificação Cloud Practitioner, que está disponível gratuitamente até julho de 2025,

Qual a diferença entre o modo gratuito e o pago do AWS Cloud Quest?
O AWS Cloud Quest pode ser acessado e assinado de duas maneiras:
- Modo Gratuito
- Acesso limitado: Disponibiliza apenas os desafios iniciais da trilha Cloud Practitioner e oferece uma visão geral do jogo.
- Capturar Drones: Mini-jogo de capturar Drones para responder quizzes de serviços e resolver quebra-cabeças de arquiteturas AWS.
- Obter pets: Animais de estimação estão espalhados na cidade, e ao encontrá-los você responderá quizzes AWS e poderá recrutá-los para andar com o seu personagem.
- Medalhas: Ao concluir uma trilha gratuita, uma medalha será disponibilizada e associada ao seu perfil no Credly.
- Recertificação Cloud Practitioner incluída: Com essa trilha você realizará tarefas e solucionará arquiteturas para testar o seu conhecimento AWS, permitindo obter a recertificação do AWS Cloud Practitioner por mais 3 anos.
- Modo Pago
- Acesso completo: Além de todas as características do modo gratuito inclusas, nesta versão paga, mais sete novas trilhas são oferecidas dentro do jogo.
- Conteúdo avançado: A AWS informa que foram incluídos cenários complexos e desafios que refletem situações reais do mercado.
- Tipo de cobrança: Mensalidade de 29 dólares americanos ou anualidade de 449 dólares americanos.

Como funciona o AWS Cloud Quest?
O jogo é intuitivo e direto ao ponto, proporcionando um aprendizado rápido e linear sobre as ações que você deve realizar, seguindo basicamente esta ordem:
- Criar o seu Personagem: Se você estiver com uma assinatura paga, também poderá selecionar a trilha que deseja iniciar, como a de Arquiteto de Soluções ou a de um Desenvolvedor Serverless.
- Resolver Desafios: Ao conversar com cada cidadão na ilha, você assistirá vídeos dos serviços que estão envolvidos no cenário e implementar soluções na AWS, como configurar uma VPC ou implementar um website estático.
- Desenvolver Conhecimento nos Serviços AWS: O jogo oferece tutoriais e orientações para auxiliar sua compreensão e execução das tarefas.
- Conclusão e Recompensas: Ao finalizar todas as missões você receberá uma medalha (badge) de reconhecimento.

Para quem está se preparando para certificações AWS, o Cloud Quest serve como uma ferramenta extra para praticar e reforçar os conhecimentos adquiridos. No entanto, ele não substitui um curso preparatório para a certificação AWS.
Quais são os benefícios de usar o AWS Cloud Quest?
O AWS Cloud Quest apresenta diversos benefícios para quem busca aprender ou aprimorar habilidades na AWS de forma prática, como:
- Aprendizado Ativo: Em vez de apenas consumir conteúdo teórico, você aplica os conhecimentos em desafios interativos.
- Simulação de Cenários Reais: Os desafios são baseados em problemas enfrentados por profissionais, preparando-o para situações do dia a dia.
- Preparação para Certificações: Auxilia na consolidação de conceitos abordados nos exames oficiais da AWS.
- Recertificação Facilitada: Oferece uma alternativa prática para renovar a certificação AWS Cloud Practitioner, sem a necessidade de realizar um novo exame.
Se você gosta de aprender por gamificação e “colocando a mão na massa”, o AWS Cloud Quest é uma excelente opção para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e eficaz.
Como eu renovei a minha certificação AWS Cloud Practitioner com o AWS Cloud Quest?
Para renovar sua certificação AWS Cloud Practitioner – sem a necessidade de pagar por um exame – siga os passos abaixo:
- Acesse o AWS Cloud Quest através do AWS Skill Builder.
- Informe seu ID de Candidato: Este ID é localizado na sua conta AWS Training and Certification.
- Complete as Tarefas Práticas: O jogo apresenta 12 tarefas do AWS Cloud Practitioner, que envolvem a construção de soluções, responder quizzes, assistir vídeos educacionais e solucionar arquiteturas com cartões de serviços da AWS.
- Conclua o Desafio Bônus: Após finalizar o passo anterior, mude sua trilha para a recertificação AWS Cloud Practitioner e complete essa etapa.
- Certificação Renovada: Após a conclusão de todas as atividades e da trilha de recertificação, sua certificação será automaticamente estendida por mais 3 anos.

Nota Importante: Esta opção de recertificação é exclusiva para o exame AWS Cloud Practitioner e está disponível gratuitamente até julho de 2025, portanto, aproveite enquanto ainda há tempo de concluir!
Aprendizados, Prós e Contras
A primeira vez que joguei o AWS Cloud Quest foi em 2022, e desde então, muita coisa mudou. Por exemplo, houve alterações na interface gráfica dos desafios, novas características foram implantadas como a caça de drones e pets, e em outubro de 2024, a AWS anunciou no blog oficial a tradução do jogo para o português brasileiro.
O que eu aprendi no AWS Cloud Quest?
Nesta nova versão, os vídeos tutoriais dos serviços me ajudaram a aprender novos conceitos da AWS, que antes estavam “escondidos” na documentação técnica oficial. Ao estudá-los, cada descoberta foi como uma joia no meu aprendizado.
Prós no AWS Cloud Quest
A AWS acertou em três áreas que preciso comentar e que são:
Ambiente Gerenciado AWS: Gostei do ambiente disponibilizado, que incluiu um Console AWS com recursos gerenciados. Isso permitiu que eu realizasse os desafios sem precisar acessar minha própria conta AWS, tornando a experiência prática, segura e rápida.
Caçar Drones: A caça aos drones foi uma atividade divertida. Além do entretenimento, gostei porque ela me permitia responder a múltiplos quizzes que eram relevantes para a trilha que estava realizando. Sem dúvida, essa foi a atividade na qual mais investi tempo. E por causa dela, muitas vezes estava recorrendo à documentação oficial da AWS, para entender particularidades que antes, ou não conhecia, ou nunca havia tido a oportunidade de utilizar.
Cenários Reais: Resolver desafios que simulavam cenários reais me ajudou a visualizar a aplicação dos serviços, na prática. Essa abordagem tornou o aprendizado mais alinhado com as situações vividas do mundo real.
Contras no AWS Cloud Quest
Pessoalmente, existem quatro pontos que podem ser melhorados:
Tradução para o português brasileiro: O jogo ainda apresenta lacunas na tradução. Durante os diálogos com os moradores da ilha e nos desafios, muitas partes ainda estão apenas em inglês. Isso pode ser uma barreira significativa para aqueles que não dominam um segundo idioma, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, dificultando o aprendizado.
Fonte pequena e contraste inadequado: As letras nas explicações dos desafios são pequenas, e a combinação de fundo colorido com letras brancas dificultava a minha leitura, tornando a experiência do usuário menos agradável.
- Assinatura do serviço não está em moeda local: A assinatura do serviço é cobrada em dólar americano, o que gera custos adicionais para os usuários brasileiros. Além do valor da assinatura, é necessário arcar com impostos no cartão de crédito, como o IOF (imposto sobre operações financeiras), além da variação cambial, que pode tornar o preço final imprevisível e elevado. Esse é um ponto que precisa ser melhorado para tornar o serviço mais acessível ao mercado brasileiro.
Instruções inconsistentes e informações incorretas: Esse foi o ponto mais crítico. Em um desafio sobre disponibilizar um website estático no Amazon S3, um passo essencial foi omitido: a inclusão dos arquivos index.html e error.html. Além disso, o desafio não permitia aplicar a configuração JSON necessária para liberar o acesso público. Outro problema ocorreu no desafio 05 da recertificação do Cloud Practitioner, onde as instruções estavam erradas, impedindo o progresso no jogo.
Solução do Desafio 05 (DynamoDB) na Trilha de Recertificação AWS Cloud Practitioner
Uma das dificuldades que enfrentei durante o processo de recertificação do AWS Cloud Practitioner, no AWS Cloud Quest, foi solucionar o desafio número 05, que apresentava três grandes problemas:

- O idioma está misturado entre inglês e português brasileiro.
- As letras são pequenas e o contraste de cores dificultam a leitura.
- E o mais crítico: na apresentação do conceito, há um erro tipográfico na instrução sobre a chave de partição, onde o nome UserID está incorreto e que deveria ser userID.
Como Solucionei o Desafio 05 no AWS Cloud Quest?
Essa não foi uma tarefa fácil, pois o desafio informa que os campos são sensíveis a maiúsculas e minúsculas (case-sensitive). No entanto, como as instruções estavam com os idiomas misturados, passei cerca de 30 minutos tentando encontrar onde tinha errado. No final, descobri que o erro não estava do meu lado.

O erro estava na instrução da chave de partição, escrita como UserID, quando o correto é userID. Para descobrir isso, precisei recorrer à tentativa e erro, recriando o banco de dados NoSQL várias vezes e testando diversas combinações de maiúsculas e minúsculas no nome da chave de partição.

Ao concluir a tarefa, parei para refletir que muitos outros candidatos estão enfrentando essa mesma dificuldade para avançar e, pior, podem até estarem desistindo da recertificação pelo AWS Cloud Quest devido a esse erro tipográfico.
Se você também encontrou essa dificuldade e chegou até aqui para a solução e ela te ajudou, comenta neste artigo. 😊
Conclusão
Renovar minha certificação AWS Cloud Practitioner sem refazer a prova foi uma experiência inovadora e prática.
Gostaria de um dia ver a disponibilização da renovação para as outras certificações através dessa plataforma.
Além disso, o AWS Cloud Quest não só facilita a recertificação, mas também ensina e relembra os conceitos importantes dos serviços, com vídeos, quizzes e atividades gamificados.
Apesar dos erros tipográficos e de não estar totalmente no idioma português brasileiro, penso em dar uma chance, e em assinar por um período de 30 dias, para conhecer as outras trilhas e liberar as medalhas (badges).
E você, já testou este jogo? Então compartilhe a sua experiência nos comentários! Você acha que a AWS deveria expandir essa opção para outras certificações? Vamos discutir! 👇
Olá Eduardo, boa tarde !! Tudo bem? Obrigado pelos esclarecimentos e ajuda neste forum, gostaria de saber se você teve alguma dificuldade no passo 3 criar réplica de leitura entre regiões no RDS, sempre que eu tento sou informado:
Acesso negado para rds:CreateDBCluster
Você não tem permissão para rds:CreateDBCluster. Para solicitar acesso, copie o texto a seguir e envie-o para o administrador da AWS.
Você passou por isso?
Se puder me ajudar eu agradeço !
Olá, Marcos! É um prazer te responder. Sim, lembro que havia um “detalhe” nessa tarefa da réplica de leitura do RDS que fiquei “travado” por um momento. Porém, não consigo repetir essa atividade, porque depois que ela é concluída, a tarefa é fechada. Leia novamente as instruções, tenha atenção ao digitar os nomes porque eles são sensitive case (diferença entre maiúscula e minúscula), tire print de todas as telas e assim que você conseguir encontrar o motivo, me avise para que eu posso atualizar esse post com essa dica. Obrigado.