Tudo Inicia um Dia Antes
A experiência no AWS Summit São Paulo 2024 começa um dia antes, com a liberação da retirada da credencial de acesso e a entrega de um brinde, para que você evite a fila no dia do evento.
Porém, ao invés de retirar minha credencial com antecedência, aproveitei esse tempo para organizar minha agenda de palestras, usando o aplicativo AWS Events, que sem sombra de dúvidas foi uma ferramenta essencial para maximizar a minha participação no AWS Summit deste ano.
Esse aplicativo, gratuito e oficial da AWS, permite criar e gerenciar sua agenda personalizada, notificando você sobre o horário e localização das palestras no mapa. Vale lembrar que, embora seja possível se inscrever nas sessões, isso não garante seu lugar; então chegue cedo para garantir seu assento.
Minha estratégia foi montar um cronograma equilibrado, intercalando palestras que tinha interesse em assistir, com intervalos dedicados para explorar os estandes e fazer networking.
Um ponto importante: Tenha sempre uma janela entre as palestras para evitar correrias e conhecer pessoas.
Como Cheguei ao Local?
Recomendo o uso de transporte público para chegar ao Transamerica Expo Center. A estação mais próxima é a de Santo Amaro, e a AWS sempre disponibilizou vans gratuitas que faziam o traslado do metrô até a entrada do evento, o que facilitou muito o deslocamento.
Check-in AWS Summit
Após a clássica foto inicial com os letreiros do evento, enfrentei uma fila de 20 minutos para pegar meu crachá.
O tempo passou rápido, pois já na fila encontrei colegas e conhecidos, o que gerou boas conversas sobre as expectativas para o evento.
Pessoas, Estandes e Palestras: A Estratégia PEP
Uma metodologia que desenvolvi para aproveitar ao máximo qualquer evento que participo, a chamo de estratégia PEP – Pessoas, Estandes e Palestras. Meu tempo ficou muito produtivo ao colocá-la em prática.
PEP | ESTRATÉGIA |
---|---|
Pessoas | Um evento é feito de pessoas, e expandir o networking é essencial. Converse com outros participantes para ser lembrado e criar conexões valiosas. |
Estandes | Explore os estandes para conhecer as novidades tecnológicas e garantir alguns brindes. Evite filas longas para roletas e sorteios – seu tempo é precioso. |
Palestras | Selecione palestras que agreguem ao seu propósito profissional e não se sinta culpado por deixar de assistir a outras. Foque no que realmente importa. |
O segredo do sucesso está no equilíbrio entre essas três atividades. Para isso, reservei intervalos de 30 minutos entre cada duas palestras para explorar os estandes, tirar fotos e conversar com alunos, colegas e palestrantes.
Organização do Evento
Este ano, o AWS Summit São Paulo ocorreu em apenas um dia, diferente do ano passado, dividido em dois dias – um com foco comercial e outro técnico. O formato de um único dia foi produtivo, e no final, depois de 7 mil passos, estava exausto, mas realizado!
A disposição dos estandes foi interessante: notei um aumento no número de estandes pequenos, provavelmente devido à reconfiguração e no bom uso do espaço.
O local exclusivo para os profissionais certificados, que no ano anterior oferecia um ambiente reservado para descansar, foi substituído por um espaço agora aberto ao público, no mezanino.
Esse local estava sendo divulgado nos painéis eletrônicos, localizados no refeitório, porém não encontrei as escadas ou informações visuais que apontavam o acesso até ele.
Dica valiosa: Leve um lanche leve, tenha uma garrafa de água e uma fruta, como uma maçã. Comer durante as palestras ajudará na otimização do seu tempo.
Palestras Silenciosas
Para minimizar o barulho, cada participante recebe na entrada do evento um rádio receptor e um headset simples, que permitia sintonizar no canal da palestrante.
Isso garantiu que as diversas palestras que estavam acontecendo simultaneamente, não interferissem umas nas outras, proporcionando uma experiência imersiva.
Destaque do Evento
Uma das palestras mais aguardadas por mim, foi a palestra principal do Vasi Philomin, Vice-presidente de IA Generativa da AWS. Ele destacou a importância da IA generativa na transformação dos negócios, citando exemplos da bolsa de valores de Nova Iorque, setores de saúde e no Brasil os destaques foram uma empresa de locadoras de carros e a Serasa Experian.
Uma frase marcante de sua apresentação foi:
Philomin apresentou o Amazon Q Developer, como uma ferramenta projetada para ajudar os desenvolvedores em todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software, utilizando IA generativa para planejamento, design, implementação, testes, deploy e manutenção, otimizando a detecção e correção de erros de código.
Além disso, ele destacou a importância de uma boa base de dados para a eficácia da IA, exemplificando o uso do Amazon Bedrock.
Estandes de Parceiros
Os estandes dos parceiros presentes no evento cobriam uma ampla gama de tecnologias. Marcas de peso como Suse, IBM, Snyk, Grafana Labs, Canonical Ubuntu, Freshworks, GitHub, Cloudflare e muitas outras estavam presentes.
Pessoalmente, o estande da Suse se destacou para mim por conta do simpático mascote camaleão Geeko.
Conclusão
O AWS Summit São Paulo 2024 foi uma oportunidade única para mergulhar nas últimas tendências da IA generativa da AWS, expandir o networking e conhecer as inovações dos principais players do mercado da nuvem pública.
A organização, o conteúdo das palestras e a interação com os parceiros foram os pontos altos do evento. Sair de lá exausto, mas com muitas percepções do mercado da nuvem pública para o próximo ano, além de histórias para contar, foram os sinais de que aproveitei cada minuto.
Para quem busca estar à frente no mundo da tecnologia da nuvem pública e reside no Brasil, o AWS Summit São Paulo é um evento único e imperdível.